top of page

Habilidades tecnológicas

Não pretendo ser nostálgico no post, porém preciso pontuar a volta ao passado para explicar o título do mesmo. Nos anos 90 presenciei a chegada dos microcomputadores na casa de alguns colegas (acredite naquela época era muito caro adquirir um computador pessoal com configurações de hardware (64 mb por exemplo de memória ram).

Nessa mesma época popularizava-se o pacote "Office" o qual profissionais que tinham conhecimentos razoáveis de Word, Excel e PowerPoint ganhavam destaque nas empresas e no mercado de trabalho em geral. Ganhava força também profissionais que ensinavam o pacote office para pessoas que buscavam recolocação e destaque no mercado de trabalho.

Ao sentar-se e trabalhar diante de um computador naquela época e nos dias atuais fez e faz com que desenvolvamos o que designo de "Profissional com habilidades tecnológicas". Inúmeras automações surgiram com o advento do computador no cotidiano dos profissionais em inúmeras empresas.

Os softwares ganharam cada vez mais o dia a dia das empresas e em um primeiro momento hoje rotinas que parecem extremamente simples para um computador realizar como envio de nota fiscal eletrônica, cálculos de necessidades de compras, estoques, etc.. a poucas décadas necessitava de muito esforço e muitas vezes dias de trabalho.

E a análise de dados?

Sempre existiu nas empresas porém, desde o advento de toda a suíte do Power BI (aqui incluo e reforço demais o uso do Power Automate) o jogo mudou e tomou uma proporção de uso em escala mundial.

Então para você que trabalha diariamente em um computador independente da área ou segmento do negócio coloco dicas e tendências que observo diariamente:

- Aprenda o básico da linguagem SQL (ou a linguagem para consulta de uma base de dados), pois no mundo real o analista de dados na maioria das vezes não terá planilhas e dados prontos para conectar no Power BI Desktop.

- Aprenda Inglês em um nível intermediário (mesmo com os softwares de tradução cada dia mais sofisticados) pois a oportunidade de uma vaga remota em empresas fora do Brasil é uma realidade.

- Aprenda o mínimo do funcionamento de um software de Gestão Empresarial (cadastre-se gratuitamente em um ou dois do mercado), realize um cadastro de produto, cliente, fornecedor, realize um pedido de venda, de compra, pois será base fundamental quando necessitar entender as regras de negócio de um projeto tecnológico.

- Conecte-se a pessoas com conteúdo de relevância que orbitam a área que atua (no caso de um analista de dados, siga pessoas da área de Engenharia de Dados, Ciência de Dados, Infra de TI, etc...) pois com toda certeza em algum momento do seu projeto necessitará de apoio em outras áreas técnicas. Lembre-se: Ninguém fará nada sozinho!!!!

- Busque sempre incessantemente entender o conceito básico da tecnologia a qual trabalha. No caso do Power BI recomendo fortemente estudar Power BI Service, Fluxo de Dados, Power Automate e Portal do Office 365.

- Comunidades da área que atua são sempre bem-vindas no nosso cotidiano de desenvolvimentos, principalmente para mantermos atualizados.

E a principal de todas: resolva os desafios, seja referência em resolução de desafios sempre com um viés analítico, entregando o máximo de automações.

Siga firme nos seus propósitos, na jornada de vida profissional e pessoal, pois a busca por conhecimento será contínua e a recompensa será na mesma proporção da sua dedicação, ética e comprometimento.


22 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page